• Banner   Setembro Amarelo
  • Audiência Pública do Plano Diretor no Iririú
  • 200929 contas saude
  • 210930 planos quadrimestrais banner
  • Audiência Pública do Plano Diretor na Nova Brasília
  • Audiência Pública do Plano Diretor no Boehmerwald
Imprimir
PDF

Legislação aprova inclusão da Política Municipal de Acessibilidade na revisão do Plano Diretor

Publicado em Notícias - Comissões

Comissão de Legislação

A inclusão da Política Municipal de Acessibilidade no Projeto de Lei Complementar nº 61/2018, que trata da revisão do Plano Diretor de Joinville, foi aceita pela Comissão de Legislação na reunião desta segunda-feira (13). A proposta foi protocolada por meio da Emenda Aditiva nº 2/2021, de autoria de Cláudio Aragão (MDB), e recebeu parecer favorável na relatoria de Alisson Julio (Novo).

Em Joinville, a revisão do Plano Diretor agora está sob análise da Comissão de Urbanismo, que está fazendo audiências públicas pela cidade para colher a opinião da população. O texto já passou pela Comissão de Legislação, na qual recebeu parecer favorável. Conforme determinação do Estatuto da Cidades (Lei Federal nº 10.257/2001), planos diretores precisam ser revistos pelo menos a cada 10 anos. A população pode contribuir com sugestões pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Na proposta da inclusão, Aragão visava alterar, no total, seis artigos do PLC 61/2018. Na relatoria, Alisson reduziu os artigos, modificando-os para quatro. Uma das supressões do relator foi a obrigatoriedade do envio, por parte da Prefeitura, de revisão do Plano Municipal de Acessibilidade a cada 24 meses.

A Lei Municipal nº 7335/2012 estabelece obrigações gerais e critérios básicos de acessibilidade no município de Joinville. Conforme o primeiro artigo, a Política Municipal de Acessibilidade tem por objetivo assegurar os direitos de igualdade de oportunidades e condições de acessibilidade ao meio físico edificado, aos transportes e às tecnologias da informação e de comunicações, a todo cidadão residente ou de passagem por Joinville, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, tendo a pessoa com deficiência e suas limitações, como referencial básico.

Em linhas gerais, a lei esclarece as competências da Prefeitura na promoção da acessibilidade e legisla sobre o tema no âmbito da educação, do transporte, das exigências em calçadas, entre outros.


Texto
Jeferson Luis dos Santos
Foto
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br